Opinião | “Asleep” de Banana Yoshimoto


Autor: 
Banana Yoshimoto
Editora: faber and faber | Edições em Português: Cavalo-de-Ferro
Classificação: 3,5/5 *

Foi o primeiro livro que li de Banana Yoshimoto, pseudónimo da escritora japonesa Mahoko Yoshimoto. Foi-me oferecido pelo meu namorado, uma vez que ele sabia que eu queria muito ler um livro de Yoshimoto e também este título em particular.

O livro reúne três pequenas histórias cujos protagonistas são três mulheres: Shibumi, Fumi e Terako. Há um ponto em comum com todas estas mulheres: todas elas perderam alguém querido e lidam com essa perda através do sono.

Na primeira história, “Night and Night’s Travelers”, que poderia ser traduzido como “A noite e os viajantes da noite”, Shibumi perde o seu irmão depois de este se ter apaixonado por uma rapariga americana chamada Sarah, ter viajado com ela para Boston e, quando volta de coração partido para o Japão, morre sem razão aparente. Entretanto Mari, a prima dos dois irmãos confessa que sempre se sentiu atraída pelo primo. Conta-se então a relação de Shibumi com Mari e como as duas lidam com a perda de alguém que amam profundamente. Há um quê de paranormal, um clima mais esotérico no final do conto que é se calhar o que faz esta história interessante. Para mim, foi a mais fraca das três – quase como se a autora nos quisesse fazer adormecer também enquanto a lemos.

Na segunda história, “Love Songs”, traduzido para português seria “Canções de Amor”, temos Fumi que trava uma batalha contra o álcool e, cada vez que se embebeda e está prestes a adormecer, ouve uma música familiar e recorda-se da sua amiga Haru. Esta sua “amiga” foi sua companheira de casa em conjunto com o homem pelas quais as duas estavam apaixonadas – sim, moravam os três juntos e as duas mulheres não se suportavam. Até que Fumi descobre que Haru morreu e não é capaz de lidar com essa perda. Mais uma vez, há um toque de paranormal na história que a eleva a outro nível, muito mais profundo e elegantemente mórbido, no bom sentido. É uma história poderosa sobre a relação que existia entre Fumi e Haru enquanto lutavam pelo amor de um homem que, para dizer a verdade, parecia nem querer saber de uma nem de outra, mas que alimentava o amor que ambas sentiam por ele continuando a viver com as duas na mesma casa. Uma história bonita pelo seu tema em si e em como, por vezes, não nos queremos realmente “desfazer” de alguém, por mais que a odiemos.

Na terceira e última história, “Asleep” que dá nome ao livro e que em português poderia ser “Adormecido” (ou “Adormecida” porque todos os personagens principais são mulheres), temos a história de Terako. Esta rapariga está numa relação com um homem cuja mulher se encontra em coma. Também ela tem um “problema” com o sono e, no seu caso particular, está sempre a dormir e adormece com muita facilidade, seja a que hora do dia for. Por incrível que pareça, o seu namorado telefona-lhe sempre que esta está a dormir. Têm uma relação estável, se é que se pode dizer isso, mas há uma coisa que ela esconde do seu namorado: a sua melhor amiga da adolescência Shiori – uma “prostituta” que não tem sexo com os seus clientes, fica simplesmente ao lado destes enquanto estes dormem – se suicida. Terako não faz grande coisa da vida, até que o espírito da mulher do seu namorado a coloca na linha, não de uma maneira rancorosa mas como uma mãe que encaminha uma filha para o melhor caminho a tomar. Terako segue então os conselhos desta mulher e consegue lidar com a perda da sua melhor amiga e seguir com a sua vida, tanto a nível pessoal como profissional.

Não sei se a ordem das histórias foram escolhidas pela autora ou pela editora, mas de qualquer forma deixaram a melhor história para o fim. Um livro que começou sonolento, terminou de uma forma bastante vívida.

Infelizmente, este livro não está ainda traduzido para português. No entanto, a editora Cavalo-de-Ferro conta com quatro títulos de Banana Yoshimoto, que se podem ver aqui.

Embora tenha sido um livro mediano no que toca ao que eu estava à espera, abriu-me o apetite para ler mais livros da autora.name

Anúncios

One thought on “Opinião | “Asleep” de Banana Yoshimoto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s